27 de outubro de 2010

À Prova de quê?

Numa segunda-feira azeda, zapeando canais a procura de um programa que se ajustasse à medida da minha preguiça, reassisti "Profissão: Perigo" a série de ação onde MacGyver, um agente secreto, sobrevivia aos mais perigosos embates e explodia o mundo usando artefatos elementares, geralmente montados com seu canivete.
Apesar do rosto de MacGiver estar eternizado na mente de quem nasceu no máximo até o ano de 1985 - creio eu, não me lembrava da simplicidade da série, sua narrativa e da naturalidade em construir um avião partindo de uma caixa de pizza ou então explodir um banheiro usando uma chave de fenda e estrume de cavalo.
Foi o deleite do Macunaima...
Outro dia, novamente xuxava ao léo o botão do controle remoto da TV a cabo quando me deparei com "À Prova de Tudo", uma série no formato reality, onde um ex-agente militar (dessa vez de verdade) sobrevive aos lugares mais inóspitos da terra usando, assim como MacGyver, a natureza e um simples canivete.
Por mais que me perder entre montanhas virgens e congelantes do Himalaia esteja fora do contexto, é curioso se imaginar na situação que o mentecapto -  provavelmente muito bem pago - se enfia e até onde o homem vai quando a fome e seu instinto de sobrevivência aperta o seu calo.
Caçar e assar um coelho, comer besouros ou até aranhas (quem me conhece sabe o que isso representa) pareceu interessante no conforto do nono andar.
Bora na filosofia: mesclando esses dois episódios, pensei o quanto somos "survivors" na cidade da garoa, passando por situações desumanas e pior, sabendo tratar-se de privilegiados.
Só que ao contrário desses caras, o bípede aqui crê que estamos complicando as "armas" para a sobrevivência, ao invés de, como os outros dois loucos supracitados, simplificá-las.
Não sei aonde tanta tecnologia aliada a cadência irracional que respiramos vai dar, mas uma coisa tenho dito e mostrado: meus mullets, assim como os do MacGiver, já estão a postos.
E tome futebol!
Ié-ié.

Um comentário:

Marcio Santos disse...

Fala Moskito...

Outro dia assisti (ou li em alguma revista) uma matéria sobre esse cara do A prova de tudo.

Apesar de parecer que o cara é fudido, muitas das cenas desse seriado são feitas à muitas mãos, ou seja, os caras não estão correndo perigo coisíssima nenhuma